A CNH é um documento que tem validade, por isso ela precisa ser sempre renovada. Pessoas entre 18 a 65 anos precisam estar renovando suas Carteiras de Habilitação de cinco em cinco anos, já pessoas que possuem mais de 65 anos é necessário renová-la de três em três anos.

Não ache que é complicado renovar sua CNH, pois não é, para renovar seu documento não é necessária a presença de um despachante, a própria pessoa todo o processo e ainda economiza um bom dinheiro. É necessário apenas pagar as taxas obrigatórias a do exame médico e a da expedição da carteira.

Agora aprenda a fazer tudo isso passo a passo:

1- Primeiramente é necessário juntar alguns documentos:

- Original da CNH, devidamente registrada na capital de SP.

- Original mais uma cópia simples do RG (Carteira de Identidade).

- Original mais uma cópia simples do CPF ( Cadastro de Pessoa Física)

- Original mais cópia simples de um comprovante de residência, que poderá ser: extrato de banco, conta de luz, telefone, gás, IPTU. Serão aceitos em nome de filhos, pais ou cônjuge mediante comprovação (RG, Certidão de casamento ou nascimento).

2- Até pouco tempo atrás, com esses documentos, bastava ir a uma clínica fazer o exame médico e depois levar tudo a um dos postos de atendimento, no dia que se quisesse, e a carteira ficava pronta no mesmo dia.

Só que os burocratas não ficam felizes se não complicarem um pouco a vida do pobre cidadão. Agora inventaram mais um passo.

3- Antes de qualquer coisa, acesse o site Dentran SP, preencha um pré-cadastro com os dados pessoais e endereço. Siga os passos ditados pelo site e selecione uma data para comparecer à
unidade de atendimento de sua preferência, com todos os documentos exigidos acima, que você juntou.

Nesse pré-cadastro será fornecido um número de protocolo.

Compareça ao posto escolhido no dia e hora marcados.

Chegue com 15 minutos de antecedência. Se chegar antes eles não te atendem.

Não atrase mais do que 15 minutos, pois se não, eles não atendem também.

Se não comparecer, somente depois de 7 dias poderá agendar uma nova data.

Aí, você fará o tal do exame biométrico, onde serão coletadas as impressões digitais dos dez dedos e será tirada a foto.

4- Feito o tal exame biométrico, dirija-se a uma clínica credenciada pelo DETRAN-SP para fazer o exame médico. Se o condutor exercer atividades remuneradas através de sua CNH, deverá também fazer o exame psicológico, caso contrário não é necessário (faz somente o exame médico).

Os exames médico e psicológico são realizados mediante pagamento de taxas na própria clínica credenciada. Esses valores são tabelados e valem para qualquer clínica desde que credenciadas pelo DETRAN-SP.

Veja os valores atuais para a taxa referente ao exame médico e ao exame psicológico na Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito.

5- Vá até uma agência bancária autorizada e pague a taxa referente à expedição da nova Carteira Nacional de Habilitação.

Veja o valor atual da taxa de expedição da CNH na Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito.

Os bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP são somente dois: O Banco Santander e o Banco do Brasil. Algumas das taxas do DETRAN (não todas) também são recebidas pelo Bradesco.

Na realidade, basta chegar ao caixa de um desses bancos, com o número do seu CPF e dizer que quer pagar a taxa para renovação da CNH. Você receberá um comprovante desse pagamento.

6- Após os pagamentos das taxas e da realização do exame médico volte ao posto de entrega para comprovar os pagamentos e receba um protocolo com a data em que você deverá retirar a sua CNH renovada.

7- O local onde você fará o exame biométrico, entregará a documentação e depois retirará a carteira, será definido, por você, na hora do pré-agendamento. Poderá ser no setor de renovação da CNH em um dos prédios do DETRAN-SP ou em um dos postos do Poupa-Tempo que tenha atendimento do DETRAN. Veja abaixo, os endereços desses locais.

8- Se quiser, você terá a opção de fazer tudo no mesmo local, não precisando ir a outro lugar para fazer exame médico. Na capital existe médico no próprio posto de atendimento.

9- Você também tem a opção de receber a CNH em casa, pelo correio. Para isso terá que pagar uma taxa extra, que é a taxa de envio pelo correio.

Espero que as informações tenham tirado suas duvidas. Deixe seu comentário, agradecemos sua visita e até mais.