Com esse clima de tempo ruim que não saber se esfria ou se esquenta sempre vem àqueles probleminhas como gripes, resfriados, dores de garganta e outras doenças passageiras que não tem cura e temos que aturas durante um pequeno tempo, mas o que não sabemos é que existem formas para estar cuidando e evitando esses vírus, e são receitas básicas com alimentos saudáveis para você estar preparando em sua casa e muito simples e fácil de fazer e agora veja todas as receitas abaixo.

Maçã com mel

Quem está com a garganta inflamada deve evitar consumir líquidos gelados ou muito quentes, pois as temperaturas extremas causam irritação instantânea e pioram o incômodo. Para aliviar a dor, fatie uma maçã, cubra com mel e deixe descansando por três minutos. A fruta reduz a inflamação local enquanto o mel tem ação lubrificante e calmante. Coma cerca de duas unidades por dia.

Água de coco e gengibre

Às vezes, a dor de cabeça que surge com a gripe é provocada por alguns alimentos. Queijos, carne vermelha, gordura, fritura, leite, vinho e bebidas à base de cola podem ser considerados gatilhos para esse mal, pois têm corantes e desencadeiam reações alérgicas. Uma maneira de aliviar o problema é beber um copo de água de coco com uma colher (chá) de gengibre em pó quando a dor começar. A mesma receita previne o incômodo, basta tomar três vezes por semana. O gengibre inibe a formação de substâncias produzidas pelo organismo que causam peso na cabeça.

Purê de frutas

Depois que o resfriado vai embora, geralmente chega a tosse (isso se ela já não tiver aparecido antes). É possível diminuir o desconforto na garganta consumindo três vezes por dia um purê de frutas: amasse e misture manga, abacaxi, maçã, caqui e banana e adoce com mel. Também é importante beber pelo menos 2 litros de líquido por dia. Podem ser água pura ou chá feito com cascas de frutas, como maçã e abacaxi. Deve-se evitar a ingestão de pimenta, açúcar, fritura e álcool, de efeito irritante.

Xarope para a família inteira

Esse preparado caseiro é gostoso, barato e não tem contra-indicações para adultos e crianças a partir de 2 anos. É expectorante, por isso alivia a coriza e a tosse.

Ingredientes
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de talos de agrião
1 xícara (chá) de abacaxi picado
1/2 xícara (chá) de gengibre ralado
1/4 de xícara (chá) de água

Preparo
Ferva todos os ingredientes durante 10 minutos. Em seguida, triture o que ainda ficou sólido e coe se necessário. Tome 1 colher (sopa) a cada 6 horas, durante, no mínimo, uma semana.